Hipertensão

Popularmente conhecida como “pressão alta”. Hipertensão é uma doença democrática que acomete todas as idades, classes sociais e condições financeiras.
Hipertensão arterial é doença traiçoeira, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. Só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Pode apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta.
Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados. O objetivo do tratamento deve ser não deixar a pressão ultrapassar os valores de 12 por 8.
É necessário praticar exercícios físicos, não exagerar no sal e na bebida alcoólica, controlar o estresse e o peso, levar vida saudável, e se preciso, introduzir medicação para deixar os vasos mais relaxados. É sempre possível controlar a pressão arterial desde que haja adesão ao tratamento. Para tanto, o paciente precisa fazer sua parte: tomar os remédios corretamente e mudar os hábitos de vida.
A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada, e somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente.