Facebook Twitter Instagram Youtube

Dia do Dermatologista

No dia 5 de fevereiro, comemora-se o dia do profissional da medicina que cuida do maior órgão que possuímos em nosso corpo a pele. O DERMATOLOGISTA que é médico que diagnostica e trata as doenças que acometem a pele, as mucosas, as unhas e os cabelos. Considerada uma das especialidades médicas mais amplas e generalistas, a dermatologia compreende um vasto universo de afecções cutâneas que afetam pessoas de todas as idades e que podem estar relacionadas a sintomas de outras doenças normalmente tratadas por diversificadas áreas da medicina.

 

Em função desse complexo e necessário conhecimento a respeito da medicina geral que acompanha a dermatologia, esse especialista tem sempre o perfil de um cientista, habituado a pesquisas, juntas médicas e associação a outras áreas terapêuticas.

 

A história da dermatologia moderna começa a ser contada na Europa, entre os séculos XV e XVI, quando a especialidade começa a se desligar dos aspectos gerais da medicina. Nessa época, surgiu o primeiro livro sobre as doenças cutâneas e os médicos começaram a tratar a derme com interessada particularidade, passando a classificar a pele não apenas como um invólucro protetor do organismo, mas como um órgão específico.

 

Clínico ou cirurgião, o dermatologista trata desde infecções, reações autoimunes e inflamatórias, até tumores. Entre a grande variedade de tratamentos utilizada por este médico incluem-se os procedimentos cirúrgicos que são realizados em grandes quantidades e objetivam desde o controle precoce de doenças cutâneas, passando pela retirada de manchas produzidas pelo fotoenvelhcimento e chegando até as delicadas cirurgias de remoção de tumores.

 

Uma vez que sua atuação reflete diretamente na aparência das pessoas, o médico dermatologista é muito procurado quando o interesse humano volta-se para os cuidados com a vaidade e a estética. Os aspectos que envolvem o envelhecimento estão muito voltados para a pele, principalmente no tocante a luminosidade, maleabilidade e uniformidade, sinais rapidamente reconhecidos com um simples olhar de terceiros.

 

Sempre acompanhando as tendências inovadoras da ciência, os dermatologistas também podem incorporar outra subespecialidade que é típica da estética: A dermocosmiatria, ou seja, a arte de criar e indicar fórmulas e produtos cosméticos de efeitos tópicos.

 

Em plena era da beleza, homens e mulheres estão muito empenhados em realizar tratamentos preventivos para rugas e manchas, bem como se animam em direção as terapêuticas que asseguram o rejuvenescimento.

 

O câncer de pele é uma importante pasta da dermatologia contemporânea que atualmente provoca intensa procura aos consultórios, motivada pelas consequências danosas do abuso da exposição solar e pelas campanhas de prevenção idealizadas pelas associações mundiais de dermatologia.

 

A hansenologia é outra importante área de atuação da dermatologia que encontra inúmeros desafios para erradicar essa doença infectocontagiosa, conhecida desde os tempos bíblicos como lepra e que apesar do efetivo tratamento ainda não está erradicada.

 

No Brasil existem mais de 5.000 médicos dermatologistas, sendo essa uma das especializações mais procuradas pelos amantes da ciência médica, área que após 6 anos de graduação no curso geral, carece do de mais 3 anos de residência específica.

 

Na época da adolescência, o consultório do dermatologista é visitado com frequência pelos jovens que sofrem com a acne e suas consequências. Antes, são as assaduras e os sapinhos que incomodam os bebês e durante a infância, geralmente são os casos de alergia e as costumeiras micoses adquiridas em piscinas e praias.

 

Quando a maturidade começa a manifestar seus sinais, o sintoma que comumente nos carrega para a consulta dermatológica é a necessidade do alívio dos sinais da idade. Hoje não apenas as mulheres buscam tratamentos de rejuvenescimento. Os homens descobriram o poder da dermatologia na interrupção da passagem do tempo e os cabelos masculinos são alvos constantes da atenção médica.

 

Mais do que prevenir a saúde cutânea de toda a família, o médico dermatologista trabalha diretamente com a melhoria da autoestima de todos nós que somos seres carentes de afeto e sentimos constantemente a necessidade de expressar nossa melhor versão ao mundo que nos rodeia, para que a nossa felicidade seja completa.

Essa é a homenagem da Drogaria Paiva

Dispomos de todos os medicamentos que você precisa

Tirol

(84)3212-2222

Candelária

(84)3206-2222

Zona Norte

(84)3214-2222

Lagoa Nova

(84)3215-9969

Lagoa Nova

(84)3234-2222

Nat&Diet

(84)3615-2222

Facebook Twitter Instagram Youtube

Todos os direitos reservados Drogaria Paiva © 2000
Drogaria Paiva LTDA - CNPJ: 02.351.821/0001-06